Gerenciador de Finanças

Gerenciador de Finanças

Por muito tempo procurei por um sistema de controle de finanças (básico), mas todos eram muito complicados, dai passei a controlar minhas contas com uma planilha eletrônica. Até encontrar o MoneyLog Experience, um gerenciador financeiro básico feito em javascript pelo mestre das expressões regulares Aurélio Marinho Jargas.

Abaixo segui as características do sistema:

– Simples, rápido, pequeno, leve, descomplicado, tudo-em-um
– Design simples e aparência 100% com CSS, fácil de mudar
– Lógica 100% em Javascript conservador (compatível)
– Chave para ligar/desligar o Saldo Mensal
– Chave para ligar/desligar o Relatório Geral (médias e acumulado)
– Opção de mostrar somente os últimos N meses (mais recentes)
– Clique nos nomes das colunas para mudar a ordenação ou inverter
– Filtro ativo (canto superior/direito), funciona a cada tecla digitada
– Filtro faz a pesquisa em todas as colunas
– Filtro com opção de utilizar Expressões Regulares
– Filtro e ordenação funcionam simultaneamente
– Filtro e Saldo Mensal funcionam simultaneamente
– Total geral na última linha (se estiver vermelho, lamento :)
– Lançamentos com data futura ficam em destaque
– Os dados estão sempre no final do arquivo, bem separados do restante
– Desative (comente) linhas de dados com um # no início
– O ordenamento é automático, não precisa adicionar em ordem cronológica
– Texto de ajuda ao alcance de um clique

Related posts:

Sou engenheiro de Controle e Automação, técnico em processamento de dados, professor de controle industrial e eletricidade na instituição SENAI-PR, empreendedor, sócio e diretor de engenharia da empresa Mobhis Automação Urbana (www.mobhis.com.br).

Share This Post

1 Comment

  1. Alexandre de Sousa - 23/02/2007

    Estou te mostrando isso, que mandei para o Aurélio, para o caso de você me ajudar…

    sou Aspirante a Oficial da PM do Rio de Janeiro, até tenho um blog, o Diário de um PM. Eu trabalho a Seção de Operações e Instrução do meu Batalhão (3º Seção), mais precisamente com registros, estatísticas e relatórios. Com base em nossos TROs (talão de registro de ocorrências) preenchidos pelos policiais que estão na rua, registramos todos os crimes num arquivo para que possamos consultá-los e alimentar o planejamanto de operações policiais militares posteriores. Sendo que quando lá cheguei, isso era feito em tabelas do Microsoft Word.

    Prontamente comecei a fazê-lo no Microsoft Excel, para melhor tratamento dos dados, gerando banco de dados, gráficos, relatórios, etc. E já estava até começando a estudar tabelas dinâmicas do Excel.

    Mas, uma vez consultando um livro sobre Excel, me veio a mente “para que isso tudo se o Money Log tem o mecanismo que eu preciso para fazer um Crime Log”?

    A idéia é essa, o Money Log se transformará em Crime Log. Eu registraria os crimes ocorridos na área do meu BPM, bem como a hora e o local. O interessante é o uso do dinamismo da tabela na hora da busca. Eu poderia fazer buscas nos registrostanto pela hora, quanto pelo local ou pela espécie de crime, facilmente. Ou quem sabe, visto a funcionalidade que o Bruno colocou, gerar gráficos. Tudo com a facilidade do mecanismo Money Log. E isso sem falar no poder das expressões regulares.

    Para isso eu precisaria basicamente saber como criar mais colunas (data, hora, espécie, quantidade, rua, bairro e município) e como mudar os números para inteiros sem separador e centavos. Mas esbarrei na minha ignorância em programação. Quando vi aquele emaranhado de códigos eu bem que comecei a mexer aqui e ali, mas vi que não ia dar certo.

    Ode vc entra nessa história toda: gostaria que vc me dissesse onde que eu mexo no código para acrescentar as colunas e mudar os números para inteiros, sem que eu estrague o programa. Resumindo: SOS, Help, Me ajude amigo, por favor.

    Conto com a sua ajuda ;)
    Obrigado desde já!

Leave a reply